20 de setembro de 2011

Grupo teatral promove educação no trânsito em São José


Semana do Trânsito começou nesta terça-feira no município da Grande Florianópolis


Uma ação educativa feita pelo grupo de teatro Trânsito in Cena, formado por guardas municipais de São José e atores do Teatro Adolpho Mello, desacelerou o trânsito da Avenida Presidente Kennedy, em São José, nesta terça-feira.

A campanha Dê Sinal de Vida, que integra as ações da Semana Nacional Trânsito em São José, na Grande Florianópolis, chamou a atenção para a importância de motoristas respeitarem a sinalização da faixa de pedestres.

Uma ação educativa feita pelo grupo de teatro Trânsito in Cena, formado por guardas municipais de São José e atores do Teatro Adolpho Mello, desacelerou o trânsito da Avenida Presidente Kennedy, em São José, nesta terça-feira.


A campanha Dê Sinal de Vida, que integra as ações da Semana Nacional Trânsito em São José, na Grande Florianópolis, chamou a atenção para a importância de motoristas respeitarem a sinalização da faixa de pedestres.

Munidos de panfletos e muito bom humor, com a maquiagem destacando o sorriso no rosto, os atores faziam sinal para os carros pararem e ajudavam os pedestres a atravessar na faixa.

— A ideia é educar o pedestre a usar o sinal de vida, que é o mesmo gesto que as pessoas fazem para pedir ao ônibus que pare — diz a diretora do grupo Trânsito in Cena, Daiane da Rosa, explicando que, dessa forma, os motoristas saberão que o pedestre deseja atravessar a rua.

Guarda municipal há sete anos, Daiane explica que o sinal de vida já é utilizado em Brasília e diz que existe um projeto para incorporá-lo ao código de trânsito brasileiro.

Pedestres aprovam a ideia

Para a cabelereira Edi Silva Foppa, dona de um salão de beleza em Campinas, a ideia é excelente e benéfica tanto para pedestres quanto para motoristas.

— Deveria haver um consenso entre motoristas e pedestres. Muitas pessoas simplesmente se jogam para atravessar a rua, sem que o motorista tenha a chance de ver. É muito perigoso — considera.

A escriturária do banco de leite do Hospital Regional de São José Sônia Macário também gostou da proposta da campanha.

— Tudo o que facilita é muito bom. Não podemos generalizar, mas a maioria dos motoristas não respeita o pedestre — reclama ela, enfatizando que educação no trânsito vem de casa.

Semana Nacional de Trânsito

A abertura da Semana Nacional de Trânsito em São José foi em uma solenidade no Shopping Itaguaçu, nesta terça-feira. O grupo de teatro Trânsito in Cena apresentou a peça Brincando de Trânsito, que também será promovida nas escolas municipais ao longo da semana. O objetivo é conscientizar crianças e pré-adolescentes sobre regras básicas de segurança no trânsito.

— A proposta da Semana de Trânsito é promover uma reflexão no que diz respeito à responsabilidade de todos, motoristas e pedestres, para a segurança no trânsito — afirma o secretário de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Sanderson de Jesus, responsável pela organização das ações que marcam a Semana de Trânsito em São José.

Programação em São José

19 a 23 de setembro

Ação Informativa e educativa da população destacando a prevenção de acidentes de trânsito, nas Unidades de Saúde de Florianópolis, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis

21 de setembro

9h -
Campanha "Dê Sinal de Vida", na Beira-Mar de São José
15h30min - Campanha Dê Sinal de Vida, na Avenida Josué di Bernardi, em São José
21h30min - Volta Olímpica no campo do Figueirense, com motos, faixas e bicicletas, organizada por Sest/Senat e Polícia Militar no Estádio Orlando Scarpelli

22 de setembro

10h30min -
Campanha Dê Sinal de Vida, na Avenida Leoberto Leal, em São José
13h30min - Campanha Dê Sinal de Vida, na Rua Delamar José da Silva, no Bairro Kobrasol, em São José
14h às 16h - Blitz educativa na Rua Patrício Caldeira de Andrade (Fundos Angeloni Capoeiras — embaixo do viaduto), organizada pelo 22º BPM / SC

23 de setembro

9h às 11h -
Blitz educativa com Cinema Rodoviário no pedágio da SC-401, organizada pela Polícia Militar Rodoviária
18h às 21h - Blitz das Ciclovias, na Rua Bocaiúva, com concentração na GMF, organizada pela Guarda Municipal de Florianópolis e Via Ciclo
17h30min - Campanha Dê Sinal de Vida, na Rua Madre Flávia Andretta, em Barreiros, São José, em frente ao Colégio Elisa Andreoli

24 de setembro

10h -
Campanha Dê Sinal de Vida, na Avenida Central do Kobrasol, em São José

25 de setembro

9h
- Bicicletada: "Mais ESPAÇO e respeito para as Bicicletas em nossas Cidades", com concentração na Beira-Mar de São José, ao lado da Mini Pista. Percurso: Saída da Beira Mar de São José, passando pela Av. Presidente Kennedy, e volta para a Beira Mar de São José

Nenhum comentário:

Postar um comentário