Plano de Aula de Educação para o Trânsito, com sugestões de atividades
contextualizadas com o livro didático “Saber Matemática, Ed.
FTD – 4º Ano” – unidade 5.
Disciplina: Matemática
Turma: 4º
ano do Ensino Fundamental
Objetivos:
- Estimular o uso das faixas de
pedestres;
- Demonstrar a importância das
sinalizações de trânsito;
- Revisar as subtrações com
números naturais.
- Identificar os polígonos.
Conteúdos:
·
Subtração de números naturais
·
Polígonos
·
Atitudes seguras e corretas, ao
transitar.
Estratégia:
- Aula baseada nos textos e
atividades constantes no livro Saber Matemática – 4º
Ano - Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Vlademir
Marim - Editora
FTD, unidade 5.
- Resolução das atividades sugeridas na 1ª questão. (Professor(a), solicitar aos alunos que terminarem
para manter segredo sobre a frase oculta).
- Correção e comentários sobre a importância da mensagem da frase oculta, da 1ª questão.
- Resolução das atividades sugeridas na 2ª questão.
- Correção e comentário sobre a necessidade e respeito às sinalizações. (Professor(a), sugerimos que peça aos alunos que pesquisem e tragam outras sinalizações de trânsito para compartilhar com o grupo).
- Resolução das atividades sugeridas na 1ª questão. (Professor(a), solicitar aos alunos que terminarem
para manter segredo sobre a frase oculta).
- Correção e comentários sobre a importância da mensagem da frase oculta, da 1ª questão.
- Resolução das atividades sugeridas na 2ª questão.
- Correção e comentário sobre a necessidade e respeito às sinalizações. (Professor(a), sugerimos que peça aos alunos que pesquisem e tragam outras sinalizações de trânsito para compartilhar com o grupo).
1.
Observe
o quadro abaixo, faça os cálculos e descubra a frase oculta.
Resposta: Atravesse a rua sempre na faixa de pedestres.
Resposta: Atravesse a rua sempre na faixa de pedestres.
2. Pesquise o significado das sinalizações de trânsito, assinale quais delas lembram polígonos e diga por que devem ser respeitadas.
O respeito às sinalizações de trânsito é imprescindível, elas contribuem para a fluidez e a segurança nas vias. O desrespeito pode provocar graves acidentes.
Autoria de Irene Rios
Consultora de Educação para o Trânsito
Professor(a), por gentileza, informe-nos como foi a aplicação das atividades: Reação dos alunos, pontos positivos e sugestões para melhorias. Envie as informações e fotos, se possível, para o e-mail educacaogmsj@gmail.com. Grata, Irene Rios
Consultora de Educação para o Trânsito
Professor(a), por gentileza, informe-nos como foi a aplicação das atividades: Reação dos alunos, pontos positivos e sugestões para melhorias. Envie as informações e fotos, se possível, para o e-mail educacaogmsj@gmail.com. Grata, Irene Rios
Nenhum comentário:
Postar um comentário