15 de setembro de 2011

5ª tarefa da Gincana Cultural de Trânsito de São José

5ª Tarefa: Jornal Escolar.

Disciplina Curricular: Poderão ser trabalhadas todas as disciplinas, conforme o conteúdo do jornal apresentado.

Hora de Fazer

Você, como professor, deverá coordenar os trabalhos. A redação de um jornal inclui: a escolha dos assuntos, a distribuição das tarefas, a discussão do material apurado e o que deverá ser publicado, a produção de textos e ilustrações, a definição de títulos e páginas.

Na primeira reunião você, com o grupo, deverá definir quem ficará responsável por cada área do jornal. O professor poderá contar com o auxílio de um aluno/editor, que o auxiliará na revisão do material apurado pelos alunos/repórteres, alunos/pesquisadores, alunos/fotógrafos e assim por diante.

Lembre-se de explorar os dons naturais dos seus alunos: aquele que desenha pode ilustrar algum texto definido pelo grupo, outro que fotografa bem pode ficar responsável pelas imagens dos temas explorados na edição a ser lançada. etc.

Postado por Rosmari às 4:20 PM 0 comentários http://img2.blogblog.com/img/icon18_edit_allbkg.gif

Pautas

Que assuntos serão abordados no jornal? De preferência, aqueles diretamente ligados aos interesses dos alunos. É bom lembrar que qualquer fato ou evento ocorrido na escola e/ou comunidade pode ser objeto de matéria.

Aí vão algumas sugestões:

- A participação de times da escola em eventos esportivos internos ou externos
- Passeios que turmas da escola tenham feito

- Programação de atividades da escola para o período

- Alunos que se destacam na música, artes, esportes
- Entrevistas
- Crônicas sobre temas discutidos em sala de aula
- Coluna social da escola
- Poesias e textos selecionados de alunos.
- Dicas de cinema, tv, teatro, vídeo, livros, etc
- Pesquisa de opinião entre alunos sobre temas específicos (ex. Você é a favor da pena de morte?)
- Experiências de destaque nas aulas de ciências .

- Colaboração de pais de alunos e de professores.

Postado por Rosmari às 4:19 PM 0 comentários http://img2.blogblog.com/img/icon18_edit_allbkg.gif

Matérias

1 - Reportagens: Quem? Quando? Onde? Por quê? Como? - estas perguntas devem ser respondidas no texto. O repórter vai atrás dos acontecimentos, obtém informações de diferentes fontes (pessoas) e escreve um texto resumindo as idéias e o fato.

2 - Entrevistas: As entrevistas do tipo pergunta e resposta, também chamadas pingue-pongue, são as mais comuns. A opinião de uma pessoa ou seu ponto de vista sobre determinado assunto são transcritos, juntamente com as perguntas do repórter. Uma introdução apresenta o entrevistado e o assunto.

3 - Artigo: É um texto opinativo (um professor ou um aluno pode falar sobre algum tema polêmico, por exemplo).

4 - Crítica: É a opinião do repórter a respeito de um livro, um filme, um disco, um programa de TV, etc.

5 - Serviços: Informações que podem ser úteis ao leitor, como a agenda de eventos da escola.

6 - Editorial: É a opinião do jornal sobre algum assunto importante e atual. A equipe do jornal pode definir, a cada edição, quem ficará responsável por ele.

7 - Anúncios: Que tal aproveitar para criar uma coluna de classificados, onde os alunos possam trocar, vender, enviar mensagens, ofertar serviços?

8 - Enquete, pesquisa de opinião: Escolha um tema que mereça ser pesquisado - qual a opinião dos estudantes sobre ele? Outra idéia é descobrir o perfil dos estudantes da escola através de pesquisas.

Postado por Rosmari às 4:18 PM 2 comentários http://img2.blogblog.com/img/icon18_edit_allbkg.gif

Diagramação


É normal, após a coleta final, você perceber que há mais material do que espaço disponível, ou que alguns textos ficaram longos demais. Lembre-se: não adianta sacrificar o visual do jornal para colocar todo o material que há em mãos. Ou a equipe do jornal correrá o risco de realizar um trabalho que poucos terão vontade de ler. Portanto, use uma tesourinha imaginária e corte o que for necessário. O que restar poderá ser utilizado na edição seguinte.


Depois de revisar todo o material, é hora de fazer os títulos, que devem ser chamativos e retratar o conteúdo da matéria publicada - não vale vender gato por lebre.


Fontes Bibliográficas:

Freinet - Evolução Histórica e Atualidades - Rosa Maria Whitaker - Editora Scipione

Aventura Jornalística Estadão - Como fazer jornal - Jornal O Estado de São Paulo

Jornal na Educação - Considerações Pedagógicas e Operacionais - Sívia Costa - Edição do autor

Vamos fazer um jornal? - Elisabeth Maggio e Fábio Sgroi - Editora Moderna

Folha Educação - Programa Leitura de Jornal - Jornal Folha de São Paulo



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