19 de março de 2011

Projeto Transitar da Guarda Municipal de São José foi lançado na tarde desta sexta-feira

As crianças e adolescentes recebem instruções sobre os meios de transporte e como ser um pedestre consciente

Martha Ramos


Washington Fidélis
Boneco que ilustra o Projeto Transitar ajuda a divulgar o programa junto aos estudantes

O programa de educação no trânsito Projeto Transitar, aplicado nas escolas da rede pública de ensino, foi lançado na tarde desta sexta-feira (18) no Colégio Maria Luiza de Melo, o Melão. Essa é uma parceria entre os profissionais Guarda Municipal de São José e da educação. As atividades iniciam no próximo dia 25.

A coordenadora do setor de educação no trânsito da Guarda Municipal de São José, Ângela Welter, diz que os alunos recebem orientação sobre os meios de transporte. “Aprendem, principalmente, sobre os direitos e deveres do pedestre, que são as instruções mais relevantes para essa faixa etária”, afirma.

Ângela explica que durante o Programa Transitar haverá três aulas teóricas e uma aula interativa na mini pista de trânsito e blitz educativa. Também é feito um mapeamento do perímetro escolar com relatório anual dos locais que necessitam de sinalização viária e fiscalização nos horários de entrada e saída das escolas. A gincana cultural tem atividades destinadas aos adolescentes do 9º ano que recebem tarefas mensais de abril até setembro, a fim de que os alunos possam ter uma formação continuada.

“A intenção é dar uma formação ética preventiva, com isso, a criança bem orientada chama a atenção dos pais e familiares”, explica a diretora geral do Colégio Maria Luiza de Melo, Simone Fabro Hasckel. “Muitas vidas já poderiam ter sido poupadas se todas as pessoas recebessem instruções sobre o trânsito”, acrescenta a secretária de Cultura e Turismo de São José, Rosa Maria da Silva Schmidt.

Disponível em: http://www.ndonline.com.br/florianopolis/noticias/projeto-transitar-da-guarda-municipal-de-sao-jose-foi-lancado-na-tarde-desta-sexta-feira-18.html - Acesso em 19/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário