4 de outubro de 2014

Semana Nacional de Trânsito (2014), em São José

Caminhada pela Paz abre a Semana Nacional do Trânsito em São José

Os alunos do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo participaram da Caminhada pela Paz
Os alunos do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo participaram da Caminhada pela Paz, na abertura da Semana Nacional do Trânsito em São José
Uma Caminhada pela Paz, nesta quinta-feira (18) pela manhã, abriu a programação da Semana Nacional do Trânsito em São José. Durante o ato, alunos do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo chamaram a atenção para o tema “Cidade para Pessoas: Segurança e Prioridade para o Pedestre”. Para conscientizar a comunidade sobre a campanha, a Guarda Municipal de São José montou uma programação com atividades que se estendem até o dia 25 de setembro.
Na abertura, os estudantes da oitava série do Ensino Fundamental caminharam até Avenida Lédio João Martins, a Central do Kobrasol, onde ficaram concentrados enquanto a agente Ângela Belter, do Setor de Educação de Trânsito da GMSJ, explicava a importância de repensar o trânsito de forma segura e acessível para todos. “Precisamos priorizar a circulação das pessoas nas ruas, abrir espaço para que a cidade seja pensada para todos e não apenas para quem utiliza carros e motos”, defendeu.
A agente Ângela Belter, do Setor de Educação de Trânsito da GMSJ, destacou cuidados como Atravessar na faixa de segurança, aguardar na calçada, olhar sempre para os dois lados e respeitar a sinalização
A agente Ângela Belter, do Setor de Educação de Trânsito da GMSJ, destacou cuidados como Atravessar na faixa de segurança, aguardar na calçada, olhar sempre para os dois lados e respeitar a sinalização
Atualmente, São José está 43º lugar no ranking nacional de cidades com mais mortes no trânsito, estatística que também leva em consideração acidentes nas BRs. “Por isso, estamos conscientizando para que todos adotem comportamentos seguros. Esses alunos serão futuros motoristas e precisam formar uma visão nova sobre o trânsito”, destacou Ângela. Neste sentido, a Organização das Nações Unidas (ONU) está promovendo, também, uma campanha para a redução de vítimas. A intenção é que, em 10 anos, os números de acidentes reduzam em 50%.
Os moradores apoiaram a ação e, alguns, até arriscaram bater palma para os estudantes que caminharam pelas ruas do bairro Kobrasol. “Achei interessantes, porque precisamos ter nossos direitos respeitados. A falta de respeito no trânsito está grande”, afirmou Leandro de Oliveira Bittencourt. O ato também teve a participação de educadores e servidores que acompanharam os estudantes durante todo o trajeto. “Os motoristas estavam sem paciência e pude experimentar um pouco do que os guardas enfrentam todos os dias no trânsito”, considerou Isolete de Souza, que trabalha na escola.
Este ano, a campanha da Semana Nacional do Trânsito tem como tema "Cidade para Pessoas: Segurança e Prioridade para o Pedestre"
Este ano, a campanha da Semana Nacional do Trânsito tem como tema “Cidade para Pessoas: Segurança e Prioridade para o Pedestre”
Atravessar na faixa de segurança, aguardar na calçada, olhar sempre para os dois lados e respeitar a sinalização dos semáforos, são algumas das orientações repassadas pelos guardas municipais aos cidadãos. “É sempre importante redobrar a atenção e aguardar o momento seguro para atravessar”, reforçou a guarda municipal Ângela.   
“Os pedestres precisam conhecer bem os seus direitos e deveres, para que eles sejam respeitados”, concluiu Laura Pacheco, aluna da oitava série do ensino fundamental. Para ela, é muito importante aprender agora para, no futuro, ter uma consciência do que é mais importante no trânsito.
Fotos












Nenhum comentário:

Postar um comentário