27 de maio de 2013

Aula de educação para o trânsito, contextualizada com o livro didático “Projeto Buriti" - Português – 3º Ano – unidade 5

Plano de Aula de Educação para o Trânsito, com sugestões de atividades contextualizadas com o livro didático “Projeto Buriti - Português – 3º Ano” – unidade 5.

Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 3º ano do Ensino Fundamental

Objetivos:
- Estimular o uso das faixas de pedestres e do cinto de segurança nos veículos;
- Incentivar as atitudes seguras no trânsito;
- Revisar o emprego das letras G e J.
- Reforçar o uso correto dos adjetivos pátrios.
- Exercitar a escrita na 1ª pessoa do singular.

Conteúdos
  • Letras G e J
  • Adjetivo pátrio
  • Atitudes seguras e corretas, ao transitar.
 Estratégia
  • Aula expositiva dialogada, baseada nos textos e atividades constantes no livro Projeto Buriti - Português – 3º Ano - Marisa Martins Sanchez - Editora Moderna, unidade 5, cujo tema é Eu falo de mim. Entre os conteúdos gramaticais constam: emprego das letras G e J, adjetivo pátrio e relato pessoal.
  • Resolução das atividades sugeridas na 1ª questão.
  • Correção e comentário sobre as atividades da 1ª questão.
  • Resolução das atividades sugeridas na 2ª questão.
  • Correção e comentário sobre as atividades da 2ª questão.
  • Aplicação da 3ª atividade.
  • Apresentação e debate sobre os textos produzidos pelos alunos na 3ª atividade.

Sugestões de Atividades

1. Complete os espaços pontilhados com g ou j
a) Ao caminhar pelas calçadas, preciso observar os veículos que entram e saem das gara....ens.
b) Deixar de prestar atenção no trânsito, para falar ou enviar MSN no celular é uma grande boba....em. Vamos cuidar da vida!
c) Ho....e, no colé....io, recebi uma importante mensa....em: Ao atravessar a rua olhe para os dois lados.
d) Em uma via....em, há muitas coisas interessantes, mas é preciso lembrar que, ao via....ar, devemos usar sempre o cinto de segurança.

2. Complete com o adjetivo pátrio correspondente a cidade destacada.
a) Ao atravessar as ruas, em São José, os ...................................... devem usar sempre a faixa de pedestre.
b) Os motoristas ....................................... devem andar mais devagar no trânsito de Santa Catarina.
c) No Brasil, os ................................... precisam respeitar as placas de trânsito.

Professor(a), argumente com os estudantes sobre a necessidade dos cuidados ao transitar, citados nas atividades.

3. Sou Educado no Trânsito!

Relate suas atitudes seguras e corretas no trânsito, quando está caminhando, usando o transporte escolar, andando de bicicleta, de moto ou de automóvel.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Avaliação:
O êxito da aula poderá ser avaliado através das respostas às atividades sugeridas, da participação dos alunos e na observação da mudança ou permanência de atitudes dos estudantes, nos dias que seguem a aula.

Autoria de Irene Rios

Consultora de Educação para o Trânsito

Professor(a), por gentileza, informe-nos como foi a aplicação das atividades: Reação dos alunos, pontos positivos e sugestões para melhorias. Envie as informações e  fotos, se possível, para o e-mail educacaogmsj@gmail.com. Grata, Irene Rios


Nenhum comentário:

Postar um comentário