28 de agosto de 2013

Palestra no CEM Interativo Floresta

Palestra sobre o tema "Álcool e a Segurança no Trânsito", realizada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos, do CEM Interativo Floresta, no dia 19 de agosto de 2013, pela professora Irene Rios, da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José, em parceria com a Guarda Municipal. 







Depoimentos de Participantes

Você considera importante este tipo de atividade? Por quê?
Muito, às vezes, não sei o motivo, mas ouvimos melhor pessoas distantes do que um pai ou uma mãe. (Jiliane Caetano)
Sim, muito importante para a conscientização das pessoas, porque às vezes achamos que conosco nunca vai acontecer e este tipo de palestra mostra o quanto estamos vulneráveis a este tipo de acidente. (Eduardo Soares Pires)
Com certeza, ensina, mostra o que muitas vezes não sabemos. Adorei a palestra, devia ter mais seguido. (Nathália)
Muito importante. Eu mesma já sofri um acidente de trânsito e até hoje tenho muito medo de uma tarefa simples, como atravessar a rua. É fato que acidentes deixam sequelas, não só físicas, mas também psicológicas. (Rossana Carolina Rodrigues S. Espíndola)
Considero sim, porque através destas palestras muita gente acaba se prevenindo e consegue tomar melhores decisões nestes casos. (Gilsara Fernandes)
Chama mais a atenção dos adolescentes. (Anais Meri Lopes)
Ser consciente quando beber. (Juliano de Sousa)
Sim, principalmente para os jovens, pois nunca é demais a educação no trânsito. (Amanda de O. Machado)
Sim, para todos se conscientizarem e ver o que podem fazer para melhorar nosso mundo (Terezinha)
Sim, acho, porque muitas pessoas não têm informação. (Daniel da Rosa C.)
Sim, para alertar mais as pessoas no trânsito, na bebida, a ter mais responsabilidade. (Samara Rodrigues)
Sim, para tomar cuidado com álcool e direção. (Kauê de Castilhos Caruso)
Sim, deixar as pessoas cientes do que acontece, dos riscos que corremos. (Filipe Fernandes)
Para tentar baixar as mortes. (Alisson da Silva)
Sim, é sempre bom lembrar dos perigos no trânsito. (Josemara Simas)
Claramente, abre os olhos de quem dirige ou pretende. (Ramiris de Ávila)
Sim, porque não devemos dirigir bêbados. (Ana)
Sim, pois previne as imprudências de trânsito e os acidentes... (Walef Muller)
Sim, porque incentiva as pessoas a ter mais responsabilidade e não beber se for dirigir. (Heloisa dos Santos)
Sim, para mostrar o que causa a bebida e os celulares no trânsito. (Camila P. de Andrade)

16 de agosto de 2013

Palestra no CEM Gov. Vilson Kleinubing

Palestra sobre o tema "Álcool e a Segurança no Trânsito", realizada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos, do CEM Gov. Vilson Kleinubing, no dia 13 de agosto de 2013, pela professora Irene Rios da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José, em parceria com a Guarda Municipal. 





Depoimentos de Participantes

Você considera importante este tipo de atividade? Por quê?

"Sim, porque muda o nosso futuro para toda vida. Concordo, não tem que beber nunca." (Elizângela dos Santos de Oliveira)

"Considero importante, porque já perdi uma pessoa que amava, por irresponsabilidade dos outros. Parabéns, eu gostei muito disso." (Nicoli Braatz)

"Sim! Precisamos conscientizar nossos jovens e saber de nossos direitos e deveres, não devemos cobrar só das autoridades." (Clarice de Souza)

"Sim, para conscientizar os jovens e adultos dos riscos que corremos e formas de nos prevenir. Obrigada por ter escolhido nosso colégio." (Vanilde)

"Sim, porque fala sobre segurança no trânsito." (Aline Gonçalves Miguel)

"Sim, para as pessoas ficarem conscientes." (Rose)

"Sim, para conscientizar as pessoas. É muito mais fácil mudar a ideia de uma pessoa mais jovem." (John Roger Findall)

"É importante, oferece bastante conhecimento para toda vida, que é uma só." (Franciele Santos)

"Sim, nos ajuda a nos orientar e a orientar quem está próximo de nós." (Nadione da Silva Santos)

"Sim, só se conscientizando é que as pessoas passam a ser melhores no trânsito." (Paula Trento)

"Sim, para conscientizar as pessoas." (Dulci Cardoso)

"Sim, para as pessoas ficarem cientes dos riscos que estão correndo e não achar que não pode acontecer com elas." (Eduardo)

"Sim, pois as pessoas adquirem mais consciência." (Angélica Cabral)

"Para educar para o trânsito." (Indianara A. F.)

Atividades no Centro Educacional Lazer da Criança

O Setor de Educação para o Trânsito da Guarda Municipal de São José continua no segundo semestre o ciclo de atividades nas escolas do município. 

No Centro Educacional Lazer da Criança, localizado em Forquilhas, a manhã da última sexta-feira (09/08/2013) foi marcada por palestras, jogos e atividades práticas abordando assuntos relacionados a educação, prevenção e segurança no trânsito.

As atividades visam promover aos alunos a reflexão sobre a realidade do trânsito e difundir os princípios para um trânsito mais seguro.

Servir e proteger o cidadão, nosso maior patrimônio.









8 de agosto de 2013

Estudantes de São José (SC) participarão de palestra sobre "Álcool e a Segurança no Trânsito"

A Secretaria de Segurança Defesa Social e Trânsito de São José (SC), em parceria com a Guarda Municipal, irá realizar diversas palestras, nos meses de agosto e setembro de 2013, com o tema Álcool, Outras Drogas e a Segurança no Trânsito - Efeitos, responsabilidades e escolhas.
           
O Objetivo é Sensibilizar os estudantes da Educação de jovens e Adultos e do Ensino Médio sobre os efeitos do álcool no organismo, as consequências de sua mistura com a direção e a responsabilidade de cada um sobre a segurança no trânsito.

Álcool, Outras Drogas e a Segurança no Trânsito - Efeitos, responsabilidades e escolhas” é o tema eleito pelo Denatran para ser trabalhado na Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro.

Este tema é fundamental, pois a ingestão de álcool causa diversas alterações no organismo e sua mistura com a direção de veículo automotor tem sido a causa de diversos casos de violência viária. Enfatizar este tema com motoristas e pedestres é extremamente importante e deve ser realizado por meio de atividades que despertem o interesse e provoque a reflexão.

A palestra educativa possibilita a apresentação de dados que promovem a reflexão, usando diversos instrumentos como: linguagem oral e escrita, imagens, vídeos e interação com os participantes.

A escolha pelos estudantes da EJA – Educação de Jovens e Adultos deu-se por tratar-se de indivíduos que possuem mais de dezoito anos, sendo, em sua maioria, motoristas de veículo automotor, ou seja, pessoas que provavelmente convivem constantemente no trânsito.

Outro motivo é o alto índice de jovens que se envolvem na violência viária. De acordo com as estatísticas do DPVAT, gráfico 1, a maior parte das indenizações pagas por morte no trânsito, no Brasil, em 2012, foi para vítimas com idade entre 18 e 34 anos (41%), envolvendo motocicletas 22%, automóveis 16% e caminhões 3%.


Gráfico 1: Indenizações pagas por morte por faixa etária e tipo de vítima.
Fonte: Seguradora Líder DPVA (2013)

Estes dados revelam que, em 2012, foram pagas, no Brasil, 24.908 indenizações por morte de jovens na faixa etária de 18 a 34 anos, no trânsito. Com base nisto, observa-se que esta faixa etária precisa ser priorizada nas atividades que envolvem pesquisas educacionais, a fim de investigar o olhar deste público sobre o trânsito.

Entre os Conteúdos que serão discutidos nas palestras destacam-se:

1.    Publicação das Leis 11705/98 (LEI SECA I) e 12.760/12 (LEI SECA II).
2.    Lei seca II - dúvidas e velhos mitos (implicações legais do uso de enxaguantes bucais; os riscos de consumo de alimentos temperados ou que contenham álcool, como bombons aromatizados com licor e carnes ao vinho);
3.    Tirar o foco no produto (bebidas alcoólicas) e nas razões de seu uso e consumo (lazer e diversão) e mirar nos efeitos dos componentes químicos presentes nas drogas lícitas (álcool e medicamentos receitados) e ilícitas que afetam a coordenação motora, as condições psíquicas e o tirocínio de quem os consumiram e/ou usaram;
4.    Segurança do motorista e do pedestre.
5.    Trânsito e valores.

As palestras serão realizadas nas escolas da rede municipal e particular de São José, devendo contemplar aproximadamente 2.000 estudantes da EJA e do Ensino Médio.

Serão ministradas pela professora Irene Rios, especialista em Gestão e Segurança de Trânsito e mestranda em Educação. A palestrante terá a colaboração de efetivos da Guarda Municipal de São José.

Currículo da Irene Rios: http://lattes.cnpq.br/0363235000015600