27 de novembro de 2012

SC faz história na 12ª edição do Prêmio Denatran

Santa Catarina foi o estado com o maior número de ganhadores no XII Prêmio Denatran de Educação no Trânsito. Dos 36 premiados, que disputaram em 10 categorias, nove são catarinenses. Eles conseguiram superar centenas de concorrentes de todo o país. O concurso acontece anualmente com o objetivo de incentivar diversos setores da sociedade a refletirem sobre aspectos relativos à segurança, ao respeito e à cidadania no trânsito.

Crianças, jovens, educadores, profissionais de trânsito e de comunicação puderam disputar enviando seus trabalhos ao Departamento Nacional de Trânsito, que é responsável pelo processo de avaliação. A seleção é rigorosa e inclui três etapas: triagem, pré-seleção e seleção. Dentre os principais itens avaliados pela Comissão Julgadora estão a adequação ao tema, criatividade, originalidade, expressividade, composição e estética.

As categorias da edição de 2012 foram: pré-escola (elaboração de desenho); quatro subgrupos na categoria ensino fundamental (produção artística, conto, história em quadrinhos e poesia); ensino médio (esquete teatral); educação de jovens e adultos – EJA (paródia); educação especial (mosaico); educador (projeto pedagógico); educação no trânsito (projetos e programas); obra técnica (trabalhos científicos, teses, dissertações ou monografias); comunicação (campanhas educativas); e cidadania (músicas, poesias, textos, vídeos, jingles e paródias).

Dentre os prêmios que ficaram para Santa Catarina, estão: 1º lugar em poesia (Água Doce), mosaico (São Bento do Sul) e educação no trânsito (São José); 2º lugar: conto (Mafra), história em quadrinhos (Vargem Bonita), esquete teatral (Joinville) e mosaico (Campo Alegre); e 3º lugar: poesia (São Bento do Sul) e esquete teatral (Joinville).

A coordenadora de Campanhas Educativas do Detran, Rosângela Bitencourt disse que é muito importante que as escolas e a sociedade participem cada vez mais deste, que é o maior prêmio na área das práticas em segurança no trânsito do país. “Fico muito orgulhosa com esse resultado. É o sinal de que as escolas estão levando o tema a sério. Meu desejo é de que um município catarinense seja o vencedor na categoria com o maior número de trabalhos enviados”, frisou Rosângela.

Em 2009, o Detran/SC foi um dos vencedores do IX Prêmio Denatran de Educação no Trânsito na categoria Educação no Trânsito com o Programa “Se Essa Rua Fosse Minha”.

Fonte: 
http://www.detran.sc.gov.br/comunicacao/premdenatran2012.htm - Acesso em 26/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário