18 de junho de 2012

1ª tarefa da 2ª Gincana Cultural de Trânsito de São José


Olá amigos! Sejam bem vindos a 2ª Gincana Cultural de Trânsito de São José.

Imagino que todos vocês estavam ansiosos para receber a 1ª tarefa e poder iniciar oficialmente a competição que premiará as equipes vencedoras com um passeio ao Parque Temático Beto Carrero World, incluindo transporte, passaporte e almoço com show; e mais para o 1° colocado além do passeio ao Beto Carrero mais um Day Use em Hotel Fazenda com almoço, café colonial e toda a estrutura de lazer que o hotel tem para oferecer, encerrando com chave de ouro esta etapa importante da vida que é o ensino fundamental.

Este ano estaremos contemplando também todo o corpo docente da equipe 1° colocada geral, com um Day Use em Hotel Fazenda com direito a acompanhante num segundo momento sem os alunos, como reconhecimento pelo trabalho e dedicação na execução das tarefas propostas utilizando o trânsito e sua problemática de forma transversal.

Embora apenas 03 equipes recebam as premiações descritas no edital, todos de alguma forma também ganharão, sejam com informações, instruções, novos hábitos no dia a dia no trânsito ou mesmo com a troca de experiências entre diversas pessoas que vocês poderão conhecer no decorrer desta gincana. A gincana diante de tantas possibilidades positivas será certamente uma competição saudável, buscando o melhor de cada um de vocês.

Então vamos lá! E não esqueçam que as tarefas a serem cumpridas darão a todos as mesmas chances de vencer! Boa sorte a todas as equipes.

1ª Tarefa: Dissertação: Os problemas do Trânsito no seu bairro.

Disciplina Curricular: Língua Portuguesa


1. Tema: cada equipe deverá entregar à comissão julgadora da Gincana Cultural de Trânsito de São José uma Dissertação inédita com o tema: Os problemas do trânsito no seu bairro.
a)    Escolha um título para a dissertação.
b)  Enfatize sua percepção sobre o trânsito no seu bairro, apontando principalmente as dificuldades e soluções possíveis, como você e sua equipe podem contribuir com a melhoria  e segurança no trânsito, etc.
c)  O texto deve ter: entre 20 e 80 linhas, ser digitado em folha branca de papel A4, com margem superior e inferior de 2,5 cm e esquerda e direita de 3,0 cm, fonte Arial, tamanho da fonte 12, espaçamento entre linhas de 1,5.
d)  Não serão admitidos textos plagiados de outros autores, mesmo que parcialmente ou adaptados e desenvolvidos por indivíduos que não sejam membros da equipe.
e)   Deverá constar no rodapé ou cabeçalho da dissertação a ser entregue o nome da equipe participante e a assinatura dos coordenadores.
2. Prazo para entrega: a dissertação deve estar pronta e disponível com um dos coordenadores da equipe para recolhimento 15 dias após o recebimento da tarefa. Um representante da comissão organizadora da Gincana Cultural passará na escola para recolher a dissertação.

3. Pontuação: esta tarefa será avaliada por membros indicados pela comissão julgadora e pontuada apenas em 03 notas específicas obedecendo aos critérios a seguir:

  • 00 ponto – não cumprimento da tarefa;
  • 05 pontos – cumprimento parcial da tarefa, (não obedecendo todos os critérios para o desenvolvimento da tarefa;
  • 10 pontos – cumprimento da tarefa, (tarefa cumprida de acordo com os critérios solicitados).

4. Comissão Julgadora: farão parte da comissão julgadora desta tarefa: professora Irene Rios, coordenadora do Setor de Educação para o Trânsito da GMSJ Angela Welter, Guarda Municipais Adriano Colin e Guarda Municipal Morgana Pires.

5. Objetivos: Refletir sobre os problemas no trânsito, suas atitudes durante a utilização de espaços públicos e o que pode ser feito para evitar ou minimizar os problemas causados pelo trânsito, exercitando o gênero literário da dissertação.

6. Definição de Dissertação: é um trabalho baseado em estudo teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um determinado tema. A característica básica da dissertação é o cunho reflexivo-teórico. Dissertar é debater, discutir, questionar, expressar ponto de vista, qualquer que seja. É desenvolver um raciocínio, desenvolver argumentos que fundamentem posições. É polemizar, inclusive, com opiniões e com argumentos contrários aos nossos. É estabelecer relações de causa e consequência, é dar exemplos, é tirar conclusões, é apresentar um texto com organização lógica das idéias. Basicamente um texto em que o autor mostra as suas ideias.

Atenção!

Para avaliarmos como serão trabalhados os temas propostos pelos participantes da gincana, cada equipe deverá descrever objetivamente a metodologia utilizada para realização de cada tarefa conforme itens a seguir, justificando-se e anexando junto tarefa a ser entregue:


·    Desenvolvimento: se desenvolvida a atividade em grupo de estudo, se orientado em sala pelo professor da disciplina abordada, se realizada isoladamente por um aluno, ou outros meios.

·  Dificuldade: elencar fatores que dificultaram total ou parcialmente o desenvolvimento da tarefa, caso não seja considerada de fácil execução.

·  Conhecimento do Tema: determinar o nível de conhecimento do tema abordado antes e depois do desenvolvimento da tarefa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário