Espaço resevado à divulgação dos trabalhos de Educação para o Trânsito realizados no município de São José - SC e de interesse da sociedade.
27 de setembro de 2013
19 de setembro de 2013
Palestra no Centro Educacional Cenecista Santa Cruz
Palestra sobre o tema "Álcool e a Segurança no Trânsito", realizada aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, do Centro Educacional Cenecista Santa Cruz, no dia 3 de setembro de 2013, pela professora Irene Rios, da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José, em parceria com a Guarda Municipal.
Depoimentos de Participantes
Esta atividade foi importante para você? Por quê?
"Sim,
contribuiu para meu conhecimento, ajudando a ter mais consciência, já que ano
que vem vou estar habilitada." (Luana Medeiros Gaspar)
"Sim,
pois aprendi muitas coisas que nem imaginava serem tão graves." (Luana Vieira
Nazário)
"Sim,
porque me atualizou em relação às novas leis e mostrou a importância da
responsabilidade no trânsito, reforçando minhas ideias." (Manuela A. Kloeppel)
"Sim,
mostrou-me como são grandes os números de vítimas nos acidentes, além de saber
o resultado da irresponsabilidade de não usar o cinto de segurança." (Nicolle de
Souza Andrade)
"Sim,
pois ela mostrou a importância e os alertas dos perigos no trânsito." (Yuri S.)
"Sim,
para entender a importância de ser responsável no trânsito." (Letícia Benelli)
Sim,
pois mostrou realmente a realidade e a gravidade do tema apresentado.
(Guilherme Henrique P. Coelho)
"Sim,
mostrou dados que não são muito divulgados na mídia." (Lucas Luiz Gomes)
"Sim,
pois com isso pude aprender coisas novas que não sabia ainda." (Matheus Pereira)
"Sim,
para conscientizar as pessoas sobre a importância da responsabilidade no
trânsito." (Igor Lopes)
"Foi,
pois agora vou ser uma pessoa mais consciente." (Ana Paula Machado)
"Sim,
pois a palestra nos ajuda, nos auxilia a ter mais prudência no trânsito, a
sermos mais responsáveis." (Francine Junkes)
"Sim,
pois no trânsito precisa ter prudência." (Gisele)
"Sim,
ajudou a conscientizar mais." (Patrícia Pimentel)
Secretaria de Segurança propõe a criação da Semana Municipal do Trânsito
O projeto, que visa implementar ações educativas e de conscientização, será enviado à Câmara de Vereadores
A Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José está lançando a proposta para a criação da Semana Municipal do Trânsito. A ideia é que a iniciativa ocorra no mesmo período da Semana Nacional de Trânsito com o objetivo de reforçar as ações educativas e de conscientização. O projeto de lei foi entregue pela secretária de Segurança, Andréa Pacheco, ao presidente da Câmara de Vereadores, Sanderson de Jesus, durante a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito no Município.
Para a secretária Andréa Pacheco, um dos pontos fundamentais é o foco na criança e no adolescente, para que se forme uma nova geração mais consciente no trânsito. “O projeto proposto prioriza justamente a criança e o adolescente, que são o futuro da nossa cidade e que serão os futuros motoristas”, relata. Já o presidente da Câmara mostrou-se disposto para analisar o projeto e transformá-lo em lei. “Nós temos a missão de promover essa discussão. O trânsito será melhor se tivermos comprometimento, consciência para contribuir e respeitar o próximo”, avalia Sanderson.
A apresentação da Semana Municipal de Trânsito foi uma das atrações da abertura da Semana Nacional de Trânsito em São José, realizada nesta quarta-feira (11), no CEM Antônio Francisco Machado, em Forquilhinha. O ponto alto da cerimônia foi a encenação da peça teatral “A terra dos sonhos” do grupo In Cena, formado por integrantes da Guarda Municipal e da Fundação Municipal de Cultura.
O teatro tem como tema “Educação no trânsito” e o objetivo de conscientização voltada ao respeito das leis. Mensagens de atenção, cuidados ao atravessar na faixa de pedestres, uso do cinto de segurança, bebê conforto, cadeirinha, assento de elevação foram repassadas ao público de forma criativa e contagiante. A estudante Luisa Serra, 11 anos, demonstrou sua satisfação em participar do evento. “Gostei muito de tudo, do teatro principalmente. Tenho certeza que levarei esses ensinamentos para toda vida”, disse.
A Semana Nacional do Trânsito acontece de 18 a 25 de setembro e será marcada por ações de conscientização à população. Em São José, um dos focos será o aumento do número de veículos em circulação no Município, além de atividades nas escolas e nas principais ruas da cidade. Para a comandante da Guarda Municipal, Priscila Godinho, as ações educativas e de prevenção são fundamentais para se ter mais segurança no trânsito. “É preciso mobilização e conscientização da sociedade para que ocorra mudança. A idéia não é punir o infrator após o delito, e sim evitar que o fato ocorra”, destaca.
Neste ano, a iniciativa traz o tema “Álcool, Outras Drogas e a Segurança no Trânsito – Efeitos, responsabilidades e escolhas”. O assunto escolhido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) tem sido abordado em palestras para os alunos do EJA (Educação de Jovens e adultos) desde o mês de agosto, antecipando a mobilização. Palestras semelhantes destacando a direção defensiva também estão sendo oferecidas nas empresas privadas interessadas.
Fotos: Glaicon Covre – Secom/PMSJ
Fonte:
Palestra na EBM Vereadora Albertina Krummel Maciel
Palestra sobre o tema "Álcool e a Segurança no Trânsito", realizada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos, da EBM Vereadora Albertina Krummel Maciel, no dia 2 de setembro de 2013, pela professora Irene Rios, da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José, em parceria com a Guarda Municipal.
Depoimentos de Participantes
Esta atividade foi importante para você?
Por quê?
- Foi muito importante, aprendi bastante. Não dirijo, mas já perdi um membro da família por causa da irresponsabilidade. É bom aprender agora para quando for dirigir não cometer esse tipo de coisa, ou pelo menos evitar. (Jozele Nascimento)
- Sim, porque ajudou muito a abrir os olhos de muita gente. (Gisele Vizintin)
- Sim, muito importante, porque nos ajuda a entender como é realmente a vida no trânsito. Temos que ter consciência, aprender a respeitar o próximo e andar no seu limite. (Jaqueline da Silva)
- Sim, vai me ajudar no futuro próximo quando eu tiver meu carro, para ter responsabilidade ao dirigir. (Sabrina Zaia Costa)
- Sim, porque eu darei conselhos para meus amigos não dirigirem bêbados. (Thiago de Souza)
- Sim, pois me alertou em muitas coisas no trânsito. (Doralice Silva)
- Sim, adquiri conhecimento. (Dayane Cristina Martins)
- Sim, quanto mais informação, melhor. (Márcia Alves P.)
- Sim, porque quanto mais informações melhor para a gente aprender mais. (Bianca de Barros Lima)
- Sim, para conscientizar e saber dos riscos. (Jonathan Augusto)
- Esta atividade foi importante para chamar atenção que a bebida nos prejudica. (Maria Goreti Moura)
- Sim, pude ver como a imprudência está grande. (Gabriela da Silva Salvador)
- Sim, sempre estou aprendendo mais e mais e levando para meus familiares e meus colegas. Nunca é tarde para aprender. (Nilson)
- Sim, eu aprendi muitas coisas, foi bastante interessante. Que todos tenham mais responsabilidade. (Maylthon Nienchotter)
- Foi, para que nós possamos ter mais consciência em muitos de nossos atos no nosso dia-a-dia, principalmente no trânsito. (Sara Regina da Silva Nienchotter)
- Muito importante e proveitosa, deveria ter mais palestras. (Maristela Koerich)
- Sim, pois foi um meio de ficarmos mais atentos em nossas escolhas. (Vanessa Burich)
- Sim, pois vai me ajudar a ficar mais atento. (Leonardo Severo)
- Sim, para fazer o certo. (André Vizentin)
- Por que me sensibilizou a tentar não beber quando o for dirigir. (Jeferson)
- Sim, pois me orientou na questão álcool e direção. (Artur H.)
- Sim, porque revisou o que já estava deixando de lado. (Talita Fernanda)
- Foi sim, porque agora eu vou saber como me proteger. (Paulo Cesar)
- Foi sim, porque retirei várias coisas boas, inclusive o uso de álcool antes de dirigir. (Alana Mª Brandino)
- Para relatar aos amigos. (Vinícius Bach)
- Sim, para ficar mais alerta no trânsito. (Jonathan)
- Sim, pois aprendemos mais ainda para lidar com esta situação. (Bruna Souza dos Santos)
11 de setembro de 2013
Apresentação teatral marca abertura da Semana Nacional do Trânsito em São José
A Semana Nacional do Trânsito acontece de 18 a 25 de setembro e, em todo o país, será marcada por ações de conscientização a motoristas e pedestres. Em São José, as atividades serão promovidas já a partir desta quarta-feira (11), por iniciativa da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito, através da Guarda Municipal. A solenidade de abertura da Semana Nacional de Trânsito será nesta quarta-feira, às 14h, no CEM Antônio Francisco Machado (Forquilhão).
Durante a cerimônia, será apresentada uma peça de teatro com o tema educação no trânsito. Além disso, a comandante da Guarda Municipal, Priscila Godinho, explica que a instituição lançará o projeto de criação da Semana Municipal do Trânsito. A idéia é iniciar as discussões e estudo para apresentar um projeto de lei na Câmara de Vereadores instituindo a data.
A partir desta quarta-feira, o grupo In Cena fará apresentações teatrais sobre educação no trânsito para crianças da rede municipal de ensino. Durante toda a semana, os alunos da rede aprenderão a lidar com situações rotineiras vivenciadas por pedestres, na ‘mini pista de trânsito’, com dicas de conscientização repassadas pelos agentes do setor de Educação de Trânsito.
Quem circular pela Avenida Lédio João Martins, a avenida central do Kobrasol, será surpreendido pelo teatro de rua ‘Dê sinal de vida’. O grupo In Cena, formado por integrantes da Guarda Municipal e Fundação Municipal de Cultura, apresentará a peça Faixinha, voltada para motoristas e pedestres adultos. Para conscientizar o uso de ciclovias e respeito ao ciclista, a Guarda Municipal programou um passeio ciclístico para o dia 21 de setembro. O percurso será a Avenida Beira-Mar e ruas centrais de São José.
Durante a segunda quinzena de setembro, será intensificada a estratégia de conscientização aos motoristas sobre a gravidade de dirigir sob efeito de bebidas e drogas. A Guarda Municipal de São José, em parceria com a de Florianópolis e Detran visitará bares e casas noturnas, fazendo o teste do bafômetro, alem da distribuição de panfletos educativos e adesivos “posso dirigir” e “não posso dirigir”, de acordo com o estado do motorista.
Alem da blitz educativa, estará acontecendo a blitz fiscalizatória, quando os condutores flagrados dirigindo sob efeito de álcool ou drogas receberão multas de acordo com a lei. Já a ‘blitz com saúde’ acontecerá em parceria com a Secretaria de Saúde, abordando especialmente usuários de drogas. Será simulado um consultório de rua para atender usuários e familiares.
“É uma programação intensa e diversificada chamando a atenção de crianças e de adultos para a conscientização, direção defensiva e boas condutas tanto de pedestres quanto de motoristas. Para abranger um público maior, fizemos parceria com a Secretaria de Saúde, com a Guarda de Florianópolis, além dos órgãos estaduais e federais. Mesmo sendo uma campanha, promovemos ações que a pessoa pode tirar uma boa lição de vida”, explica Priscila Godinho.
Para a secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco, há a necessidade de campanhas freqüentes para que haja mudanças culturais na sociedade. “Queremos que a Semana Municipal de Trânsito aconteça a partir de maio de 2014, já que a educação acontece aos poucos para que as pessoas tomem consciência. Comparando ao passado, sabemos que já houve mudança, mas muito ainda há o que melhorar até mesmo no imaginário popular, em reconhecer a gravidade em dirigir sob efeito de álcool e drogas”, observa.
A Semana Nacional de Trânsito deste ano traz o tema “Álcool, Outras Drogas e a Segurança no Trânsito – Efeitos, responsabilidades e escolhas”. O assunto escolhido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) tem sido tema de palestras para os alunos do EJA (Educação de Jovens e adultos) desde o mês de agosto, antecipando a mobilização. Palestras semelhantes destacando a direção defensiva estão sendo trabalhadas junto a empresas privadas interessadas.
Fonte:
3 de setembro de 2013
Palestra no CEM Santa Ana
Palestra sobre o tema "Álcool e a
Segurança no Trânsito", realizada aos alunos da Educação de Jovens e
Adultos, do CEM Santa Ana, no dia 20 de agosto de 2013, pela professora Irene Rios, da
Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José, em parceria com
a Guarda Municipal.
Depoimentos de
Participantes
Você considera importante este tipo de
atividade? Por quê?
- Não sabia que a Lei Seca era tão rigorosa e que os acidentes pioram não usando o cinto de segurança. Esta atividade é importante para conscientizar as pessoas a seguirem as leis de trânsito e para evitar futuros acidentes. (Stephani Dutra)
- Muitas coisas foram resumidas na palestra, que eu desconhecia. Foi muito importante saber sobre isso. Ela estimula as pessoas a fazerem as coisas certas. (André Alves)
- Sim, pois tem aquele velho ditado, “a gente acha que nunca vai acontecer com a gente”, mas infelizmente muitas pessoas que já sofreram algum tipo de acidente também pensavam assim. (Bárbara)
- Porque é bom pra relembrar muitas coisas erradas que a gente faz no dia-a-dia. (José Ricardo Ferreira)
- Sim, considero importante porque incentiva e conscientiza as pessoas sobre as mortes e deficiência física que pode causar o ser imprudente. (Nilmar dos Santos)
- Sim, sempre existem dúvidas ou alguma coisa que a gente não sabia e com essas palestras são tiradas, aprendendo alguma coisa amais. (Silvino do S. Branco)
- Sim, pois assim ajuda a alertar o indivíduo a ter mais precauções no trânsito. (Everton H. Santos da Rocha)
- Sim, para orientar as famílias, que tem família que não tem noção desses perigos. (João Arcelino da Silveira Júnior)
- Eu gostei muito, se todas as pessoas levassem a sério não tinha tantos acidentes. Eu agradeço muito. Parabéns. (Eronita Damião)
- Porque é pra nossa segurança e das outras pessoas. Não podemos pensar só na nossa segurança, temos que pensar também na segurança das pessoas que estão nas ruas. (Rodrigo B.)
- Sim, porque esse tipo de atividade ajuda a pensar, a se comportar no trânsito e a ter mais cautela no trânsito. (Nicolas V. Vieira)
- Sim, porque é muito importante para as pessoas estarem cientes do que estão fazendo no trânsito. (Ana Carolina Fagundes)
- Sim, para que as pessoas se conscientizem sobre o assunto. Conhecimento nunca é demais. (Scheila Adriely da Silva)
- Sim, esse tipo de atividade ajuda as pessoas a se comportarem e terem mais cautela no trânsito. (Flávio Melo)
- Sim, porque incentiva a galera a pensar mais na sua vida. (André Cardoso da S. Medeiros)
- Sim, pois tem muita gente que ainda não conhece as leis de trânsito e com essa palestra foi possível conhecer e tirar dúvidas. (Miriam Vieira da Silva)
- Sim, pois conhecimento nunca é demais, sempre é bom aprender sobre algo não muito conhecido. (Débora E. Buratto)
- Sim, pois mostra os perigos de trânsito e como evitar. (Christian Fonseca Coimbra)
- Sim, muito importante para acordar a população sobre as infrações cometidas. (Edson Correa)
- Sim, conscientiza todas as pessoas desde o Ensino Básico. (Jéssica Carvalho Stahelin)
- Sim, para prevenir as perdas e danos causados pelos acidentes. (Heron M. B.)
- Sim, porque mostra todo perigo que vem ocorrendo. (Rodrigo Manoel)
- Sim, pois incentiva mais as pessoas a respeitarem mais o trânsito. (Bianca Bernardo Constante)
- Porque se beber não dirija, pega um táxi. (Sílas Waltrick Silva)
- Sim porque é um modo de chamar a atenção das pessoas para que não cometam imprudências. (Rodrigo)
- Sim porque nos orienta a forma correta de andar no trânsito.
- Porque ensina o que deve fazer e o que não fazer. Tem que fazer a coisa certa. (Alisson Neursci da Silva)
- Sim, porque orienta a forma de andar no trânsito. (Rodrigo da Silva)
- Sim, porque se todos prestarem atenção no que falam, evita muitos acidentes. (Mário Alves da Silva)
- Porque nós ficamos mais orientados na forma correta de andar no trânsito. (Arcelino Amaral da Rocha).
- Com certeza para tomar mais consciência que a vida é preciosa demais para arriscar de forma tão brutal. (Rita de Cássia Bernardino)
- Sim, porque alerta a todos que usam automóvel. (Fabiane da Silva)
- Sim para colocar juízo e precaução no volante e no trânsito. (Valcioni João de Sousa)
GMSJ Promove Atividades Educativas na APAE
O Setor de Educação para o Trânsito da Guarda Municipal de São José iniciou em na última segunda-feira
(26) atividades educativas na APAE - Associação de Pais e Amigos dos
Excepcionais, em São José.
As ações serão realizadas durante quatro
encontros. Neste primeiro, foi realizado apresentação e palestras com os jovens
e adultos, além de compartilhar e ouvir histórias com as crianças. A intenção é
promover uma interação dos alunos através das atividades propostas pelos
agentes.
Servir e proteger o cidadão, nosso maior patrimônio.
Assinar:
Postagens (Atom)