19 de maio de 2015

Semana de Combate à Violência e Exploração Sexual Infanto-juveni




Mosaico Protetivo: uma trama no enfretamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

O QUE É O MOSAICO

O Mosaico Protetivo  é uma produção coletiva onde cada serviço que integra a Rede de Proteção e Atendimento do Município de São José/SC manifestou-se em relação à importância do enfretamento e prevenção à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
O QUE É A REDE

A Rede de Proteção às Pessoas em Situação de Violência é um organismo instituído pelo Decreto 3.352/2014, composto por integrantes das secretarias e órgãos municipais que tem a finalidade de discutir, planejar, deliberar, programar e executar ações que visem proteção às pessoas em situação de violência.

O QUE É A CAMPANHA

18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, decretado pela Lei Federal 9.970/2000, data escolhida em razão do dia 18 de maio de 1973, onde uma menina de 8 anos foi sequestradaviolentada sexualmente e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo foi encontrado seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. 

O município de São José/SC aderiu à campanha "Faça Bonito", que tem por objetivo mobilizar a sociedade brasileira no engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual.

COMO CONTRIBUIR

Cada pessoa pode fazer a sua parte neste movimento, DENUNCIANDO os casos suspeitos ou confirmados de violência contra crianças e adolescentes. A denúncia pode ser anônima pelos telefones: Direitos Humanos -  Disque 100 -  ou nos Conselhos Tutelares de sua região. Em São José: (48) 3259-8972 (Sede) ou (48) 3240-6778 (Barreiros).









6 de maio de 2015

São José adere ao Movimento Maio Amarelo



Ao longo do mês a Guarda Municipal estará realizando ações para alertar sobre segurança no trânsito
Os agentes da Guarda Municipal de São José estão engajados no Movimento Maio Amarelo
Os agentes da Guarda Municipal de São José estão engajados no Movimento Maio Amarelo
Neste mês, São José abraça o movimento internacional Maio Amarelo – Atenção pela vida. A iniciativa está em seu segundo ano e já mobiliza a sociedade em 18 países, dos cinco continentes. O símbolo, o laço na cor amarela colocado na roupa dos participantes, alerta a sociedade sobre os altos índices de acidentes no trânsito e a necessidade de mobilização permanente para ampliar a segurança viária e reduzir o número de mortos e feridos.
Em São José, a Guarda Municipal de São José organizou uma programação que se estende até o final do mês, incluindo ações educativas e de conscientização. Para marcar o início das ações, voluntários da GMSJ estiveram no Hemosc, na terça-feira (5), fazendo doação de sangue. “Com essa atividade, queremos alertar a sociedade para a importância de doar sangue, pois a maior demanda do Hemosc é para as pessoas vítimas de acidentes de trânsito, que muitas vezes necessitam de cirurgia de emergência”, assinala a agente de Educação para o trânsito, Ângela Welter.
Com o objetivo de trabalhar a prevenção e incentivar a mudança positiva do comportamento de futuros motoristas, a Guarda também realizará visitas a unidades escolares para promover palestras. A primeira será realizada com os alunos dos anos iniciais do CEM Interativo Floresta, nesta quinta-feira (7), às 8h e às 13h30min.
Nesta terça-feira (5), voluntários foram ao Hemosc para chamar a importância do ato de doar sangue
Nesta terça-feira (5), voluntários foram ao Hemosc para chamar a importância do ato de doar sangue.
Na segunda quinzena do mês, serão intensificadas as ações de abordagem. No dia 17 (domingo), quem circular pela Beira-Mar de São José vai poder receber dicas de direção defensiva. A GMSJ estará no local dando orientações com a utilização da mini pista itinerante. Nos dias seguintes, os agentes estarão nas principais vias do município, atuando com o Comando Educativo. “Estaremos em pontos estratégicos do município, fazendo abordagens e entregando material educativo a pedestres e principalmente aos motoristas”, explica Ângela.
Para o comandante da GMSJ, Willian César Leal da Silva, o importante é que a sociedade compreenda o alerta do Maio Amarelo e mude o comportamento no trânsito. “Muitos acidentes acontecem devido a negligência dos motoristas, que acabam não dando a devida atenção a medidas simples como o uso do cinto de segurança e os limites de velocidade, por exemplo. Isso faz com que os índices da violência ao volante seja cada vez maior. Com o Maio Amarelo, queremos que os motoristas respeitem a vida e revejam suas atitudes”, destaca.
Em 29 de maio, último dia do movimento, os alunos do EJA participarão da palestra “Segurança no trânsito: Qual seu papel?”, ministrada pela palestrante Irene Rios. Durante todo o mês será distribuído laço amarelo e folders educativos referentes ao Maio Amarelo.
Confira a programação:
DIA
EVENTO
LOCAL
HORÁRIO
4 (segunda-feira)
Divulgação Maio Amarelo PMSJ
PMSJ
13h
5 (terça-feira)
Doação de Sangue para as Vitimas do Trânsito
HEMOSC
13h30min
7 (quinta-feira)
Palestra – séries iniciais – 500 alunos
CEM Interativo Floresta
08h
e
13h30min
17 (domingo)
Mini Pista
Beira Mar SJ
13h às 18h
19 (terça-feira)
Comando Educativo
Av. Alcioni Souza Filho – em frente GMSJ
10h

19 (terça-feira)
Comando Educativo
Av. Lédio João Martins
15h

20 (quarta-feira)
Comando Educativo
Av. Leoberto Leal
10h
20 (quarta-feira)
Comando Educativo
Av. Arthur Mariano
15h
21 (quinta-feira)
Intervenção – Projeto Minha Rua É de Paz
CEM Altino Flores
15h
23 (sábado)
Mini Pista
Beira-Mar SJ
13h às 18h
29 (sexta-feira)
Palestra “Segurança no trânsito: qual o meu papel?” –  ministrante Irene Rios
Alunos do EJA
18h30min























4 de maio de 2015

São José/SC participa do Movimento Maio Amarelo



Mensagem da secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José:

"O Movimento Maio Amarelo busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção é conscientizar a população para um trânsito seguro, bem como colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade a discutir o assunto.    
São José não poderia ficar de fora deste importante movimento e, por isso, no mês de Maio promoverá palestras educativas, doações de sangue no HEMOSC para as vítimas de acidentes de trânsito e entrega de laços amarelos e folder.  
É importante destacar que a ação Maio Amarelo é feita tão somente em um mês, contudo devemos manter de forma ininterrupta as mobilizações e discussões no que diz respeito aos acidentes de trânsito e as formas de evitá-los, pois somos responsáveis em promover um trânsito mais seguro."