27 de outubro de 2013

Palestra no Colégio Municipal Maria Luiza de Melo

Palestra sobre o tema "Álcool e a Segurança no Trânsito", realizada aos alunos do Ensino Médio e da EJA, do Colégio Municipal Maria Luiza de Melono dia 30 de setembro de 2013, pela professora Irene Rios, da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José, em parceria com a Guarda Municipal.







15 de outubro de 2013

Palestra no CEM Araucária

Palestra sobre o tema "Álcool e a Segurança no Trânsito", realizada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos, do CEM Araucáriano dia 16 de setembro de 2013, pela professora Irene Rios, da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José, em parceria com a Guarda Municipal.
























Depoimentos de Participantes

Esta atividade foi importante para você? Por quê?
Sim, foi nesta palestra que eu vi o quanto nossa família e amigos estão em 1º lugar. (Viviane Santos)
Claro, com certeza, porque até eu, às vezes, bebo e dirijo sem me preocupar, mas agora as coisas vão mudar. (Matheus)
Sim, pois ensina não só eu, mas as outra pessoas, que bebida e carro não combinam, mais vale uma vida do que uma lata de cerveja. (Yasmim Pereira Fernandes)
Sim, pois mostra o que, às vezes, você não quer ver. (Adriana da Silva)
Sim, para refletir mais sobre a vida e que a família é mais importante que qualquer tipo de bebida. (Felipe Eduardo Dias)
Sim, fez eu dar mais valor a minha vida. (Mayara da Rosa)
Foi porque mostra a realidade do que acontece no trânsito. (Gabriela Vaz de Lima)
Sim, bastante, quase não dirijo, mas sempre estou perto de alguém que dirige e, às vezes, bebe e quer dirigir. (Cristiane G. Melizes)
Sim, me ensinou a não beber. (Daniele M. Bresolin)
Sim, mesmo eu já tendo consciência que não posso beber e dirigir, foi importante. (Gabriele Gama)
Sim, porque com isso podemos ganhar formas diferentes de dirigir, beber e etc. (Dayana Souza)
Sim, porque acho que devemos estar sempre informados sobre os acidentes de trânsito e o que acontece nas ruas. (Gislene da Silva)
Foi, porque devemos nos cuidar, mesmo se não dirigimos. (Adriano Coelho)

Com certeza, muito importante, claro. Não bebo, não fumo, não uso nada, mas tenho muito vício com o celular. (Rafael Henrique Souza)

14 de outubro de 2013

Palestra no CEM Antônio Francisco Machado

Palestra sobre o tema "Álcool e a Segurança no Trânsito", realizada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos, do CEM Antônio Francisco Machadono dia 10 de setembro de 2013, pela professora Irene Rios, da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José, em parceria com a Guarda Municipal.






Depoimentos de Participantes

Esta atividade foi importante para você? Por quê?

Sim, já tinha a consciência de beber e não dirigir por causa do meu filho de 2 anos, agora estou mais consciente que álcool e direção não combinam. (Luciano da Rosa Fernandes)
Sim, pois meu marido também fala, “eu sou bom no volante”, eu me arrisco, às vezes, mas já falei para ele parar. Gostei muito. Obrigada. (Luana Machado)
Foi importante para minha consciência e tranquilidade, terei mais atenção e ao estar sobre a responsabilidade de um volante, com ou sem acompanhantes. (Denise Guimarães Flores)
Foi porque só assim as pessoas colocam a mão na consciência e não bebem, cada vez que elas forem beber vão se lembrar dos vídeos. (Luana Borba)
Sim, foi muito bom, porque isso vai servir para o meu futuro. Hoje não tenho carteira de habilitação, mas pretendo ter daqui um tempo. (Kerollyn)
Muito, porque eu redobrei minha consciência a respeito das leis de trânsito. (Renato de Lima Lourenço - Professor)
Sim, pois me ensinou muitas coisas boas e a não correr riscos que vão me prejudicar. (Ana Kariele Araújo)
Sim, porque aumentou ainda mais minhas convicções de que é errado a imprudência de beber e dirigir. (Sidilene Ramos de Souza)
Sim, para ensinar meus filhos para o trânsito. (Marilda)
Foi para poder me conscientizar e conscientizar meus familiares também. (Natália de Oliveira)
Porque me fez adquirir mais conhecimentos sobre trânsito. (Lucas da Costa)
Porque me deu mais visão dos fatos ocorridos no trânsito. (Maicon Nunes)
Foi sim, porque isso faz a gente pensar mais na vida. (Leonardo Valter Fraga)
Sim, para ficar mais alerta com o trânsito e quando pegar carona de carro. (Maria Susana)
Foi sim, porque isso é muito importante. (Jabor B. da Roza)
Sim, porque aprendi que responsabilidade sempre alerta uma pessoa. (Manoel Rodrigues da Silva)
Sim, ajuda muito os motoristas a terem responsabilidade ao dirigir. (Marli)
Sim, para nunca dirigir depois de beber ou de usar droga. (Luiz Filipi Aguiar)
Sim, pois sou motorista e minha esposa também. (Luiz Carlos Pedroso)
Deixou mais atualizado a respeito do trânsito, porque é muito importante. (Cleide Melo Ventura)
Sim, serve de exemplo para se tomar mais cuidado. (Prof. Cláudio)
Sim, pelo foco em drogas sintéticas, tanto lícitas quanto ilícitas. (Suély Serafin)
Sim, foi muito importante. (Joaquim José de Sousa)
Sim, para ficar mais alerta. (Selma)
Foi importante para aprendermos e passar o conhecimento. (Aline da Silva)
Porque com educação teremos um trânsito humanizado. (Blendo)

Estudo mostra que pais não colocam cinto de segurança nas crianças em viagens curtas

No Brasil, acidentes de carro são a terceira maior causa de mortalidade  infantil. Veja como é possível deixar as crianças confortáveis sem esquecer da segurança 

Por Nathalia Bianco Louro 

Cinto de segurança (Foto: Shutterstock)

Um estudo americano conduzido pela ONG Safety Child mostrou que 1 em cada 4 pais não coloca o cinto de segurança nas crianças quando a distância a ser percorrida é muito curta. “O risco parece ser menor por causa da distância, mas essa é uma situação que a gente acha que nunca vai acontecer, então você abre uma exceção e corre um risco sem volta”, diz Alessandra Françoia, coordenadora Nacional da ONG Criança Segura.
O uso do Bebê Conforto (crianças com até 13 Kg), da cadeira de segurança (entre 13 e 18 kg) e do assento de elevação (entre 15 e 36kg) é essencial para evitar acidentes, mas eles devem ser instalados corretamente e o uso do cinto de segurança é indispensável. Um estudo da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostra que cerca de 50% dos acidentes graves e/ou fatais ocorrem a menos de 50 km de casa, outros 25% ocorrem entre  50 e 200 km. Ou seja, mais da metade dos acidentes graves e/ou fatais ocorrem em menos de 30 minutos de passeio. “O uso do cinto de segurança nos equipamentos deve ser usado independente da distância a ser percorrida e isso deve ser um hábito da família”, diz Alessandra.
O estudo da Safety Child mostra que quando os pais abrem exceções ao uso do cinto de segurança, eles estão mostrando para as crianças que esse não é um item de muita importância. Mais tarde, elas também pode abandonar o hábito de usar o cinto de segurança.
No Brasil, uma pesquisa feita pela ONG Criança Segura em setembro de 2012, analisou pessoas com 18 anos ou mais que dirigem e transportam crianças de até 10 anos. A cada 10 pessoas entrevistadas, 3 admitiram não usar a cadeirinha.
Outra exceção que os pais fazem é quando a distância a ser percorrida é muito grande, e as crianças acabam ficando com sono. Pelo conforto delas, eles acabam abrindo mão do uso do cinto de segurança. “Viagens mais longas ou durante a noite são mais perigosas, pois a velocidade é mais alta”, explica Alessandra.
Além disso, afrouxar o cinto de segurança ou passar a tira lateral (quando o cinto é de três pontos) atrás das costas da criança são outras saídas que muitas vezes os pais acham em nome do conforto. “Em relação ao cinto de segurança, não pode mudá-lo de lugar e nem afrouxá-lo. Caso contrário, a criança fica com maior movimento e as lesões do impacto na coluna e em outras regiões são mais severas”, conta a especialista, “E assim, ele perde sua utilização, já que o travamento não será acionado”.
Nos Estados Unidos, acidentes de carro são os principais responsáveis por morte infantil. No Brasil, essa é a terceira maior causa. Para deixar a criança mais confortável, sem abrir mão da segurança, Alessandra indica o uso de travesseiros nas laterais dos equipamentos de segurança, como o bebê conforto e da cadeirinha. Assim, a criança adormece com a cabeça inclinada para o lado. “A partir do ano que vem, será obrigatório o encosto nos assentos de elevação, que além de ser mais confortável, protege contra impactos laterais", antecipa.

Fonte:

Palestra no CEM Ceniro Martins

Palestra sobre o tema "Álcool e a Segurança no Trânsito", realizada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos, do CEM Ceniro Martins, no dia 9 de setembro de 2013, pela professora Irene Rios, da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito de São José, em parceria com a Guarda Municipal.




Depoimentos de Participantes

Esta atividade foi importante para você? Por quê?

Foi muito importante e aproveitável, já que começo a fazer as aulas para minha habilitação na quinta-feira, dia 11/09. (Edivane M. Espíndola)
Sim, é importante para todos. Seria interessante que todas as pessoas tivessem acesso a ela, para que tivessem mais responsabilidade sobre si e seu próximo. (Emanuele W.)
Muito, pois abre nossa cabeça sobre coisas que praticamos de forma equivocada, não pensamos nas consequências, agimos e nos arrependemos depois. (Rudimar)
Sim, porque eu já sabia algumas coisas, mas agora estou mais informado, nunca devo dirigir sob efeito de álcool. (Kaui)
Sim, porque quando eu tiver meu carro, vou poder dirigir com mais atenção com a minha vida, meus filhos e minha mulher. (Philliph de Andrade)
Sim, porque vou saber explicar para minhas filhas. (Lucinéia F. Borges)
Sim, fez eu pensar muito sobre beber e dirigir, que posso estragar minha vida e de outras famílias. (Ana Paula Vieira)
Sim, pois estou ciente dos índices na minha cidade e no meu país, conscientiza que não é só na qualidade de motorista que corro riscos, mas como pedestre também. (Felipe dos Santos)
Aprendi que no trânsito não se brinca. (Leandro)
Sim, porque, quando eu for dirigir, vou pensar duas vezes antes de pegar no volante. (Douglas Romão)
Sim, me ensinou a ter mais responsabilidade e segurança. (Mayara F. da Silva)
Sim, conhecimento é sempre importante. (Douglas Luiz de Souza)
Sim, pois aprender sempre é bom, independente do que for. (Chirlene Santos)
Sim, me fazendo cada dia mais ter cautela e consciência no que vou fazer. (Roselaine)
Para alertar sobre os riscos no dia-a-dia. (Débora C. Gonçalves)
Foi, pois pude aprender um pouco mais sobre o trânsito. (Juliano Jadenir Veríssimo)
Nunca beba ao dirigir! (Giselli Mayra Clara)
Foi ouvir coisas importantes, que não sabia como de fato são. (Vivian Lima)
Sim, pois mostra a realidade. (Rafaela Bueno)
Sim, pois pude entender mais sobre as leis de trânsito. (Alessandro)
Foi, porque me incentivou a não beber no volante. (Douglas P.)
Me incentivou que não é bom beber e dirigir. (Vinícios)
Sim, para conscientizar cada vez mais. (Claudete M. Antunes)
Sim, porque nos deixa mais alertas e mais conscientes, (Irandir P. M.)
Sim, porque assim eu posso ficar ligada. (Michele de Fátima)
Sim, porque não devo dirigir bêbado. (Lucas dos Santos)
Sim, porque gostei. (João Lucas)
Sim, porque eu já sou atenta no trânsito e isso faz com que eu reflita cada vez mais. (Ivonete Prestes de Jesus)
Sim, porque aprendi a dar valor ao cinto de segurança. (Lidy Alves)

Sim, porque eu gostei. (Gustavo César)

Atividades na Semana da Criança

Durante a Semana da Criança, o grupo de teatro Trânsito In Cena visitou cinco Centros de Educação Infantil, com a peça “Brincando de Trânsito”. A iniciativa faz parte da programação da Semana da Criança 2013, organizada pela Guarda Municipal de São José. 


Ao final da apresentação, foram distribuídos brinquedos às crianças, resultado de uma ação entre amigos, promovida pela GMSJ entre servidores do poder público e voluntários das comunidades envolvidas na programação.