29 de junho de 2012

2º Encontro do Curso de Formação Continuada para Professores Multiplicadores de Educação para o Trânsito


No 2º encontro do Curso de Educação para o Trânsito, os participantes receberam a apostila do curso, em seguida apresentaram os resultados das atividades solicitadas no encontro anterior. Veja as fotos:

Educadores apresentando os resultados das atividades solicitadas no 1º encontro.








Conteúdos Abordados no 2º Encontro

Ética e Trânsito
  • Permissividade no trânsito
  • Responsabilidade
  • Respeito
  • Solidariedade
  • Honestidade
  • Equilíbrio e paciência
  • Autonomia
  • Vida
  • Determinação
Atividades para o 3º encontro
  1. Planejar uma aula de educação para o trânsito baseada em valores.
  2. Aplicar.
  3. Apresentar os resultados no próximo encontro (07 de julho de 2012).

XII Prêmio Denatran de Educação no Trânsito

Atualizado em 26 de junho de 2012

Edital do XII Prêmio Denatran

Cartaz A3 – COR: arquivo em alta, pronto para impressão em gráfica (inclusive, com marca de corte).
  



Inscrições abertas a partir de 02 de julho de 2012 

XII Prêmio de Educação no Trânsito 

O Prêmio Denatran de Educação no Trânsito elege anualmente os melhores trabalhos produzidos sobre o tema Trânsito. O concurso, promovido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), tem o objetivo de incentivar diversos setores da sociedade a refletirem sobre aspectos relativos à segurança, ao respeito e a cidadania no trânsito. 

Dúvidas referentes ao concurso – premio.denatran@cidades.gov.br

Fonte:

Saiba de que maneira as manobras no trânsito devem ser sinalizadas para evitar acidentes


É difícil encontrar alguém que não se irrite com esse gesto imprudente no trânsito. O apelo para que a regra seja cumprida já chegou até às redes sociais. Todos, em uma só voz, pedindo: use a seta para indicar manobras no trânsito. Apesar da campanha, é comum encontrar condutores que parecem estar dirigindo sozinhos e que não se preocupam em dizer para os motoristas ao redor o que irão fazer nas pistas. 
 (Greg e Silvino/ DP)


A estudante Marcelle Sales, de 20 anos, pertence ao grupo de pessoas que ficam irritadas quando alguém não sinaliza uma manobra. “Vejo muito motorista assim todos os dias. Sinalização é fundamental, principalmente em um trânsito louco como o do Recife”, diz Marcelle. Ela também relata que seu pai quase se envolveu em um acidente por causa de um condutor imprudente. “A pessoa estava no meio da via e entrou numa rua à esquerda, sem sinalizar, passando pela frente do meu pai, que estava na esquerda”.

O estudante Anderson Bem, 20, também quase se envolveu em acidente por conta da irresponsabilidade de um motorista. “Ele foi da faixa da esquerda para a da direita sem avisar. Tive de desviar para não bater. Se tivesse algum carro na direita, haveria um acidente”, conta o estudante. Ele também diz que faz o máximo para sempre sinalizar. “Infelizmente, às vezes, escorregamos. Mas é preciso estar atento e sinalizar para andar com segurança”.
Para Gomes Filho, planejamento é essencial para não esquecer de usar a seta (Julio Jacobina/DP/D.A Press)
Para Gomes Filho, planejamento é essencial para não esquecer de usar a seta
O instrutor de direção defensiva da Cooperativa Especializada em Trânsito (Coopetrans), Gomes Filho, fala que a falta de uma boa sinalização horizontal nas vias do Recife pode levar os condutores a não sinalizar corretamente. “Muitas vezes, o motorista só sabe que uma obra está acontecendo quando se depara com um cone que indica isso. Na afobação para trocar de faixa, a seta é esquecida”, diz. “É bom também ter um planejamento do percurso. Ao dar uma carona para alguém, por exemplo, o caminho pode mudar no meio da viagem e a seta ser negligenciada pela pressa”.
Marcelle diz que vê muito motorista que não sinaliza suas manobras no Recife (Ricardo Fernandes /DP/D.A Press)
Marcelle diz que vê muito motorista que não sinaliza suas manobras no Recife
O também instrutor da Coopetrans, Reginaldo Honório, aconselha os condutores a usarem a seta mesmo quando não há carros vindo atrás. “Além de ajudar a memorizar a ação, o pedestre saberá para onde o carro vai. Assim, a sinalização nunca será esquecida e quem estiver na calçada também ficará seguro”, garante.


+Saiba mais


Para não esquecer a seta

- Planeje seu percurso para não ser surpreendido durante a viagem; 


- Procure sair com certa antecedência de casa, principalmente se nunca tiver feito o caminho antes;


- Combine com seu carona o percurso que será feito;


- Utilize a seta mesmo quando estiver sozinho em uma via. O costume de sinalizar fará com que você nunca se esqueça da regra e deixará pedestres cientes do movimento do carro.


Quando utilizar


Setas 
- Para mudar de faixa. Ligue a seta para o sentido que deseja ir, olhe o retrovisor para ver se há condição de fazer a manobra e, só então, mude de faixa;


- Na presença de ciclista, carroça ou cone, basta sinalizar com a seta para avisar ao condutor de trás sobre o fato. Mas não é necessário trocar de faixa, basta desviar. 


Pisca alerta 
- Se visualizar inesperadamente algum buraco grande ou animais na via; 


- Avisar ao condutor de trás que irá parar para deixar pedestres atravessarem em faixas sem semáforo. Se o carro de trás vier em alta velocidade, é aconselhavel não parar. É preciso ser solidário, mas a integridade física de todos é prioridade;


- Parar para que passageiros embarquem ou desembarquem no carro;
- Avisar que será solidário e dará a vez para que um motorista que se encontra na via lateral entre no fluxo da via principal. O mesmo deve acontecer se a vez for dada para motorista que estiver saindo de um estacionamento;


- Se estiver procurando vaga de estacionamento. Isso evitará que o carro de trás fique muito próximo e impeça que a manobra de estacionamento seja realizada.


Mãos
- Se as luzes estiverem queimadas, as mãos devem indicar as manobras que o motorista fará. Mas essa deve ser uma solução paliativa. Antes de sair com o carro, todas as luzes devem ser checadas e, em caso de problema, trocadas. 

Fontes: Gomes Filho e Reginaldo Honórios, instrutores de direção defensiva da Coopetrans


Código de Trânsito Brasileiro

- Artigo 43 - O condutor deve indicar, de forma clara, com a antecedência necessária e a sinalização devida, a manobra de redução de velocidade;
- Artigo 196 - Deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braço ou luz indicadora de direção do veículo, a realização da manobra de parar o veículo, a mudança de direção ou de faixa de circulação é infração grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira;
- Artigo 230 - Conduzir veículos com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas é infração média e acarreta multa de R$ 85,13, além de quatro pontos na habilitação.


Vrum 19-06-12

Semana Nacional de Trânsito 2012


publicado em 28 de maio de 2012



SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2012
TEMA: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”. 

Dando continuidade às ações da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, proclamada pela Organização das Nações Unidas em 2010, o Conselho Nacional de Trânsito definiu o tema da Semana Nacional de Trânsito de 2012.

Atualmente cerca de 2 milhões de pessoas morrem por ano, vítimas da violência no trânsito, e o número de feridos é ainda mais alarmante. Levando em conta que dois dos principais fatores que influenciam no crescimento da taxa de mortalidade no trânsito são a relação “comportamento e segurança dos usuários” e o excesso de velocidade, e os relatórios internacionais sobre acidentes de trânsito, o Contran definiu o tema da Semana Nacional de Trânsito 2012 como: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”.

A velocidade é tema inédito na semana nacional, e o principal foco é a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito. Para traçar e realizar as ações o Contran definiu como prioridade a necessidade de unir esforços intersetoriais, visando a redução dos acidentes de trânsito.

 
JULIO FERRAZ ARCOVERDE
Presidente do Contran e Diretor do Denatran

18 de junho de 2012

1ª tarefa da 2ª Gincana Cultural de Trânsito de São José


Olá amigos! Sejam bem vindos a 2ª Gincana Cultural de Trânsito de São José.

Imagino que todos vocês estavam ansiosos para receber a 1ª tarefa e poder iniciar oficialmente a competição que premiará as equipes vencedoras com um passeio ao Parque Temático Beto Carrero World, incluindo transporte, passaporte e almoço com show; e mais para o 1° colocado além do passeio ao Beto Carrero mais um Day Use em Hotel Fazenda com almoço, café colonial e toda a estrutura de lazer que o hotel tem para oferecer, encerrando com chave de ouro esta etapa importante da vida que é o ensino fundamental.

Este ano estaremos contemplando também todo o corpo docente da equipe 1° colocada geral, com um Day Use em Hotel Fazenda com direito a acompanhante num segundo momento sem os alunos, como reconhecimento pelo trabalho e dedicação na execução das tarefas propostas utilizando o trânsito e sua problemática de forma transversal.

Embora apenas 03 equipes recebam as premiações descritas no edital, todos de alguma forma também ganharão, sejam com informações, instruções, novos hábitos no dia a dia no trânsito ou mesmo com a troca de experiências entre diversas pessoas que vocês poderão conhecer no decorrer desta gincana. A gincana diante de tantas possibilidades positivas será certamente uma competição saudável, buscando o melhor de cada um de vocês.

Então vamos lá! E não esqueçam que as tarefas a serem cumpridas darão a todos as mesmas chances de vencer! Boa sorte a todas as equipes.

1ª Tarefa: Dissertação: Os problemas do Trânsito no seu bairro.

Disciplina Curricular: Língua Portuguesa


1. Tema: cada equipe deverá entregar à comissão julgadora da Gincana Cultural de Trânsito de São José uma Dissertação inédita com o tema: Os problemas do trânsito no seu bairro.
a)    Escolha um título para a dissertação.
b)  Enfatize sua percepção sobre o trânsito no seu bairro, apontando principalmente as dificuldades e soluções possíveis, como você e sua equipe podem contribuir com a melhoria  e segurança no trânsito, etc.
c)  O texto deve ter: entre 20 e 80 linhas, ser digitado em folha branca de papel A4, com margem superior e inferior de 2,5 cm e esquerda e direita de 3,0 cm, fonte Arial, tamanho da fonte 12, espaçamento entre linhas de 1,5.
d)  Não serão admitidos textos plagiados de outros autores, mesmo que parcialmente ou adaptados e desenvolvidos por indivíduos que não sejam membros da equipe.
e)   Deverá constar no rodapé ou cabeçalho da dissertação a ser entregue o nome da equipe participante e a assinatura dos coordenadores.
2. Prazo para entrega: a dissertação deve estar pronta e disponível com um dos coordenadores da equipe para recolhimento 15 dias após o recebimento da tarefa. Um representante da comissão organizadora da Gincana Cultural passará na escola para recolher a dissertação.

3. Pontuação: esta tarefa será avaliada por membros indicados pela comissão julgadora e pontuada apenas em 03 notas específicas obedecendo aos critérios a seguir:

  • 00 ponto – não cumprimento da tarefa;
  • 05 pontos – cumprimento parcial da tarefa, (não obedecendo todos os critérios para o desenvolvimento da tarefa;
  • 10 pontos – cumprimento da tarefa, (tarefa cumprida de acordo com os critérios solicitados).

4. Comissão Julgadora: farão parte da comissão julgadora desta tarefa: professora Irene Rios, coordenadora do Setor de Educação para o Trânsito da GMSJ Angela Welter, Guarda Municipais Adriano Colin e Guarda Municipal Morgana Pires.

5. Objetivos: Refletir sobre os problemas no trânsito, suas atitudes durante a utilização de espaços públicos e o que pode ser feito para evitar ou minimizar os problemas causados pelo trânsito, exercitando o gênero literário da dissertação.

6. Definição de Dissertação: é um trabalho baseado em estudo teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um determinado tema. A característica básica da dissertação é o cunho reflexivo-teórico. Dissertar é debater, discutir, questionar, expressar ponto de vista, qualquer que seja. É desenvolver um raciocínio, desenvolver argumentos que fundamentem posições. É polemizar, inclusive, com opiniões e com argumentos contrários aos nossos. É estabelecer relações de causa e consequência, é dar exemplos, é tirar conclusões, é apresentar um texto com organização lógica das idéias. Basicamente um texto em que o autor mostra as suas ideias.

Atenção!

Para avaliarmos como serão trabalhados os temas propostos pelos participantes da gincana, cada equipe deverá descrever objetivamente a metodologia utilizada para realização de cada tarefa conforme itens a seguir, justificando-se e anexando junto tarefa a ser entregue:


·    Desenvolvimento: se desenvolvida a atividade em grupo de estudo, se orientado em sala pelo professor da disciplina abordada, se realizada isoladamente por um aluno, ou outros meios.

·  Dificuldade: elencar fatores que dificultaram total ou parcialmente o desenvolvimento da tarefa, caso não seja considerada de fácil execução.

·  Conhecimento do Tema: determinar o nível de conhecimento do tema abordado antes e depois do desenvolvimento da tarefa.

14 de junho de 2012

Equipes participantes da 2ª Gincana Cultural de Trânsito de São José


Escolas Participantes: 19

Total de Equipes Participantes: 37


CEM SÃO LUIZ
·         Equipe: São Luiz

CEM JARDIM SOLEMAR
·         Equipe: Red Fire

CEM COLÔNIA SANTANA
·         Equipe: Pedestres em Alerta

CEM VILA FORMOSA
·         Equipe: Vila Formosa

CEM ANTÔNIO FRANCISCO MACHADO
·         Equipe: 8ª 85 – Aliance
·         Equipe: 8ª 86 – Distrito 86
·         Equipe: 8ª 81 – Os Vingadores
·         Equipe: 8ª 80 – T80

CEM PROF.ª MARIA IRACEMA MARTINS DE ANDRADE
·         Equipe: 8ª 805 e 8ª 807 – Os vingadores

CEM VILSON KLEINUBING
·         Equipe 8ª B – Red Hot
·         Equipe 8ª C – Turma do Barulho

 CEM ALBERTINA KRUMMEL MACIEL
·         Equipe 8ª 802 - Os Bobs
·         Equipe 8ª 801 - Invictos

 CEM ARAUCÁRIA
·         Equipe: Amigos do Trânsito

CEM MORAR BEM
·         Equipe: 8ª 82 - The Monsters
·         Equipe: 8ª 81 - Os Vingadores

CEM INTERATIVO FLORESTA
·         Equipe: 8ª A - GINCOTRAN
·         Equipe: 8ª B – A Rua É Nóis

CEM RENASCER
·         Equipe: Fênix

CEM SANTA TEREZINHA
Equipe: Ômega

CEM ALTINO CORSINO DA SILVA FLORES
Equipe: 8ª 81 – Sinal Verde
Equipe: 8ª 82 – Iluminados

CEM ESCOLA DO MAR
Equipe: Stop! Pedestre Passando.

CEM LUAR
Equipe: 8ª 81 – A7X
Equipe: 8ª 82 – Equipe 82

CEM CENIRO MARTINS
Equipe: Mercenários         
               
CEM PROFESSORA MARIA IRACEMA DE ANDRADE
Equipe: 8ª 801 – Só Faixa
Equipe: 8ª 803 – The Boys and Girl
Equipe: 8ª 804 - Patrik 

CEM MARIA LUIZA DE MELO
Equipe: 8ª 801 – Angels Of The Peace
Equipe: 8ª 802 – Insanos
Equipe: 8ª 803 – Street 803
Equipe: 8ª 804 – Revolucionários
Equipe: 8ª 805 – Drive Of Peace
Equipe: 8ª 806 – 806
Equipe: 8ª 807 – 10 Controlados
Equipe: 8ª 808 – 808 Falcons