24 de novembro de 2010

AÇÃO PELA VIDA


O luto em luta

Vítimas do trânsito foram homenageadas na Beira-Mar Norte, na CapitalChritiani Yared foi uma das cerca de 400 pessoas presentes ao evento que marcou o Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito, ontem, na Avenida Beira-mar Norte, em Florianópolis. Chistiani é mãe de Gilmar Yared, um dos jovens mortos em um acidente ocorrido em maio do ano passado em Curitiba.

No carro estavam Gilmar, 26 anos, e o amigo Carlos Murilo de Almeida, 20. Na tragédia se envolveu o deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho (PSB), que estava com a carteira de habilitação cassada embora dirigisse seu automóvel de luxo.

– Estamos preocupados, pois nesta semana ele vai receber a carteira volta – explicou Christiani, que criou o Instituto Paz no Trânsito.

A militância de Christiani não surgiu logo após a morte do filho.

– Foi ao ver tantas mães que também tiveram seus filhos mortos no trânsito pedindo ajuda que me decidi.

O Instituto Paz no Trânsito tem como linha o tripé educação, fiscalização e atendimento às famílias. Para ela, saber educar as crianças é garantia de mais respeito ao outro e as normas da sociedade. Christiani entende também que a falta de fiscalização é um problema sério e vê na devolução da carteira do motorista envolvido na morte do seu filho como um “tudo pode”:

– São situações assim que deixam as pessoas com a sensação da impunidade. Estamos trabalhando junto às famílias também o aspecto de que não se pode deixar de lutar. Nesta semana vamos organizar uma manifestação em Curitiba para que se possível a decisão seja revista pelas autoridades.

Christiani procura aliviar a dor das famílias com a própria experência:

– Digo sempre que a gente não enterra um filho. A gente planta uma semente. Hoje estamos aqui para lembrar dos mortos. Um dia estaremos erguendo um memorial para celebrar a vida que salvamos – explica.

Quem também participou da manifestação foi Fernando Diniz. Fernando é pai de Fabrício Diniz, vítima de um acidente em março de 2003 na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Além dele morreram mais duas jovens. O motorista Marcelo Henrique Negrão Kijak foi indiciado por triplo homicídio culposo. O laudo da perícia técnica constatou excesso de velocidade, condução em zigue e zague com derrapagem e consequente perda de direção, em um local em que a velocidade máxima permitida é de 60 km/h. Kijac teve a prisão decretada. Mas fugiu. Ele é procurado pela Interpol, mas seu paradeiro ainda é desconhecido.

– Não existe dor maior do que enterrar um filho. Eu decidi transformar o luto em luta. Viajo por onde posso ajudar a conscientizar as pessoas, por isso estou aqui junto com minha filha.

angela.bastos@diario.com.br

ÂNGELA BASTOS

Fonte:
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3116919.xml&template=3898.dwt&edition=15945§ion=213 - acesso em 23/11/2010

16 de novembro de 2010

DIA MUNDIAL – Participe da ação nacional em Florianópolis


DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE TRÂNSITO

Florianópolis/SC – Dia 21 de novembro de 2010 – Terceiro domingo do mês

Local: Avenida Beira Mar Norte ( Koxixos)

A violência no trânsito mata todos os anos quase 1,3 milhão de pessoas, fere e incapacita mais de 50 milhões e é a causa principal de mortes de jovens na faixa etária dos 10 aos 24 anos.

Em outubro de 2005, a Assembléia Geral da ONU aprovou resolução conclamando todos os países para que definissem o terceiro domingo do mês de novembro de cada ano como o dia dedicado à memória das vítimas da violência sobre rodas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e as demais instituições mundiais ligados à segurança na circulação viária incentivam os governos e as organizações civis em todo o planeta que celebrem festivamente essa data, não só como uma forma de mobilização social e de homenagem aos entes queridos vitimados pela violência viária, mas como uma legítima e necessária provocação para que ações efetivas e práticas sejam adotadas.

O objetivo da celebração é garantir a mobilização da sociedade contra essa violência absolutamente previsível e confortar as centenas de milhares de parentes e amigos das vítimas que sofrem e sofrerão para sempre as consequências materiais, sociais e principalmente emocionais desses eventos trágicos.

Em 2007 o Brasil, pela primeira vez, fez no Rio de Janeiro através da Ong TRÃNSITOAMIGO e entidades parceiras o seu primeiro movimento que se repetiu em 2008. Em 2009, para que a consciência sobre a gravidade do problema fosse ampliada, os organizadores decidiram que, a partir daquele ano, ela seria itinerante acontecendo em cidades diferentes. A primeira escolhida foi Curitiba palco de uma tragédia que vitimou dois jovens inocentes e que comoveu o Brasil. O evento foi marcado com a construção de um monumento permanente no Parque Barigui.

Neste ano de 2010, a data cairá no próximo dia 21 e termos um encontro marcado em Florianópolis, Santa Catarina, capital do segundo estado brasileiro no ranking da violência no trânsito. Esperamos todos vocês. Veja a programação:

Programação:

09:00h – Apresentação da Banda de Música da Policia Militar;

09:00h – Início da exposição nos estandes;

10:00h – Chegada das equipes de Motociclistas, Ciclistas e Corredores;

10:15h – Culto Ecumênico com o Coral Vozes do CEMJ;

10:45h – Apresentação dos esquetes com os personagens Calota e Gasolina em Trânsito ;

11:25h – Apresentação da Banda da Paróquia da Prainha;

11:40h – Manifestações de autoridades e personalidades em apoio a “Década Global de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011-2020″;

11:50h – Entrega do Abaixo Assinado em apoio a “Década Global de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011-2020″;

12:00h – Entrega de Premios do Concurso de desenhos da PRF - Tema: Trânsito é Vida;

Entidades patrocinadoras e apoiadoras

ABRAMCET, ADOTESC, AFAPV, APJ, CBM, CICLESHOFFMANN, CNSeg, CRP, DEINFRA, DEMOLAY, DETRAN/SC, DNIT, ESCOTEIROS, FACULDADE ESTÁCIO SC, FETRANCESC, FLORIPA EXPRESS, FUNDAÇÃO HERMON, GERAÇÃO MOTOS/YAMAHA, GMF, GMSJ, ICETRAN, IPUF, MONATRAN, PERKONS, PMF, PMRv, PMSC, PMSJ, PRF, SBOT, SCOT, SEGURADORA LIDER/DPVAT, SEST/SENAT, SINDEMOSC, SPORTNESS, TRÂNSITOAMIGO.

Fonte: http://transitoamigo.com.br/website/?p=460 - acesso em 16/11/2010