25 de junho de 2010

Ações Educativas em 2009

“SÃO JOSÉ DANDO PREFERÊNCIA À VIDA"

Seguindo o exemplo da Campanha de Brasília, Paz no Trânsito, São José lançou a Campanha “São José dando preferência à vida!”. Esta terá inúmeras atividades, orientando os motoristas e pedestres sobre o novo sinal para travessia segura na faixa de segurança e ao respeito mútuo no trânsito. Faça a sua parte, respeite as Leis de Trânsito!

BLITZ DA BALADA

Campanha Educativa de Trânsito alertando o público freqüentador de bares, casas noturnas e festas populares a evitar a combinação ALCÓOL X DIREÇÃO. De forma descontraída uma equipe da Guarda Municipal de São José e voluntários usando a camiseta de campanha, realiza periodicamente visitas em diversos estabelecimentos conscientizando sobre os riscos de beber e dirigir, distribuindo material alusivo ao tema, realizando sorteios de brindes, fazendo testes de bafômetros com voluntários e colando adesivos em forma de coração vermelho com a inscrição NÃO POSSO DIRIGIR nas pessoas que estão ingerindo bebidas alcoólicas e coração verde com a inscrição POSSO DIRIGIR nas pessoas que não estão ingerindo bebidas alcoólicas. Esta campanha já atingiu mais 30.000 pessoas desde seu início em 2007 e pretende ter continuidade nos próximos anos.

Palestras sobre Direção Defensiva para Empresas e Instituições Públicas e Privadas


Grande parte dos acidentes de trabalho ocorre durante o percurso de ida e volta, envolvendo condutores e pedestres em acidentes de trânsito que podem ser evitados observando-se alguns cuidados de segurança no trânsito. Desta forma, a Guarda Municipal oferece gratuitamente palestras sobre direção defensiva, mitos e verdades sobre infrações de trânsito, acidentologia, etc., para empresas e instituições públicas e privadas, com equipe altamente capacitada de instrutores, focando as necessidades especificas de cada empresa, colaborando com as semanas de prevenção a acidentes de trabalho, entre outros.

PROGRAMA TRANSITAR

Programa voltado para educação de trânsito no ensino fundamental atualmente, atende toda a rede pública de ensino e convida a demais instituições a participar. Unindo a educação, fiscalização e engenharia de trânsito este programa instrui alunos participantes durante 03 aulas em sala de aula, 01 aula interativa na mini pista de trânsito e conta ainda com: blitz educativa com a participação dos alunos, mapeamento do perímetro escolar com relatório anual dos locais que necessitam de implantação ou reforma da sinalização viária e intensificação da fiscalização escolar nos horários de entrada e saída das escolas. Pretende formar no final deste ano mais de 2.500 alunos participantes.

OFICINA DE PIPAS
Visando desenvolver um trabalho de conscientização em relação ao tema “Pipa x Segurança,” buscamos orientar crianças e adolescentes sobre os riscos existentes quando esta brincadeira não é utilizada de forma responsável.
Com material visual (banner, panfletos, mural com fotos e informações relacionadas ao assunto), stand para oficina de Pipas, questionários, desenhos para colorir e palestras educativas, o Setor de Educação de Trânsito de forma lúdica, conseguiu alertar sobre os riscos do uso do cerol e demais acidentes que podem ocasionar quando as Pipas não são utilizadas de forma segura. Através de oficinas de Pipas e palestras podemos estender estas orientações em diversos locais dentro e fora do município de São José, atingindo mais de 6.000 crianças, adolescentes e adultos.

MINI PISTA DE TRÂNSITO ITINERANTE

Visando auxiliar a criança a adquirir os conceitos básicos sobre trânsito e segurança no trânsito, a Guarda Municipal iniciou neste mês mais um projeto para auxiliar na educação de trânsito. Em diversos eventos, dentro e fora do município, a Guarda Municipal está com toda a estrutura para realizar instruções na Mini Pista Itinerante, com os Karts Ciclos, mini placas de trânsito, mini semáforo, cartilhas, folders, etc., uma equipe de instrutores de forma lúdica, orienta as crianças participantes sobre os conceitos básicos de segurança no trânsito.

NATAL SOLIDÁRIO NA COMUNIDADE BENJAMIN
Anualmente a Guarda Municipal de São José acolhe alguma comunidade carente e proporciona um natal diferente para as crianças deste local, realizando o Natal Solidário.
Através de doações da iniciativa privada podemos contemplar diversas famílias realizando uma grandiosa festa com brincadeiras, lanches, médicos, assistentes sociais, distribuição de presentes para crianças que escreveram cartinhas ao papai Noel, cestas básicas, frutas e verduras para todas as famílias, leite em pó e fraldas descartáveis para bebês, doação de roupas e calçados novos e em bom estado, entre outros, proporcionando desta forma um natal feliz e esperançoso para estas famílias.